Serra do Buçaco, Luso e Curia – Rota da Bairrada

Aproveitando a época Carnavalesca, decidimos visitar a Serra do Buçaco, o Luso e a Curia (Rota da Bairrada).

No fundo o que nos levou a realizar esta viagem foi o facto de querermos conhecer e explorar a Mata Nacional do Buçaco situada em plena Serra do Buçaco.

A entrada neste “canto” poderá ser gratuita desde que a sua visita seja a pé ou de bicicleta. Todos os veículos a motor têm de pagar uma taxa.

A sua origem remonta ao primeiro quarto do século XVII, tendo sido plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços e que também foram responsáveis pela construção do Convento de Santa Cruz do Buçaco.

O Convento era um dos pontos de interesse a visitar, no entanto foi impossível derivado à existência de obras no mesmo. Por sua vez, contemplamos as nossas vistas com o magnífico jardim aí existente, bem como, com a magnífica construção em estilo neomanuelino do Palace Hotel do Buçacoque se encontra decorado com painéis de azulejos e quadros alusivos à Epopeia dos Descobrimentos portugueses. Foi mandado construir pelo rei D. Carlos I como pavilhão real de caça entre 1888 e 1907.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentro da Mata Nacional do Buçaco existe uma série de Trilhos (Adernal, Água, Floresta Relíquia, Militar e Via-Sacra) que permitem descobrir a mesma. Por exemplo, no Trilho da Água pode-se visitar a Fonte Fria, percorrer o Vale dos Fetos (conjunto de fetos de porte arbóreo), a Fonte do Carregal, a Cascata, entre outros. É de salientar que estes trilhos apenas poderão ser feitos a pé ou de bicicleta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuando a nossa descoberta, fomos até ao miradouro da Cruz Alta. É o ponto mais alto da Serra do Buçaco, com uma altitude de 547, com uma excelente vista sobre o Buçaco e que simboliza o ponto terminal da Via Sacra (Trilho da Via Sacra).

Após deambularmos pela Serra do Buçaco descemos até ao Luso. O Luso é uma vila que pertence ao concelho da Mealhada e que por sua vez, uma grande parte do seu território está incluído na Serra do Buçaco.

O Luso é conhecido pela pureza das suas fontes de águas termais, utilizadas no tratamento de problemas renais e males da pele.

A Curia é uma aldeia portuguesa, localizada na freguesia de Tamengos do concelho de Anadia, onde se podem encontrar as famosas termas com o mesmo nome.

As águas termais da Curia são de natureza sulfatada cálcica e magnesiana e são especialmente indicadas no tratamento de doenças metabólico-endócrinas (nomeadamente gota), cálculos renais e infecções urinárias, hipertensão arterial, doenças reumáticas e musculo-esqueléticas, sendo diversas as formas de tratamento que são disponibilizadas nas termas, de que são exemplo a ingestão oral, os banhos de imersão, várias técnicas de duche, hidromassagem, piscina, calores húmidos, entre outras.

Apesar de todas estas vertentes em tratamentos, assiste-se a uma aldeia com diversos edíficios abandonados, em que outrora haviam sido hotéis ou pensões, levando a crer que já fora densamente povoada por visitantes. Contudo, permanece ainda em funcionamento o grande hotel da Curia. Inserido numa enorme propriedade e cujo edifício tem um ar majestoso, cuidado e magnífico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em termos gastronómicos, toda esta zona dispõe de uma panóplia de sabores, sendo a mais conhecida o “Leitão à Bairrada” e que sem dúvida é de apostar neste prato.

Poderão visualizar o vídeo aqui.

Track

Anúncios

4 pensamentos sobre “Serra do Buçaco, Luso e Curia – Rota da Bairrada

    1. Desconhecia que eras desses lados.
      O Buçaco é de facto extraordinário para fotografar, principalmente para quem gosta de fotografar natureza. Portanto, já sabes que tens de lá ir dar uma voltinha, para fazeres umas fotos magníficas como tu sabes! Abraço.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s