Picos da Europa

No dia 24 de Julho saímos do Camping Gaivota em direcção aos Picos da Europa, entrando nestes pelas Astúrias, com uma breve paragem na  Serra Del Sueve, no  miradouro Del Fito, onde podemos observar a sua beleza e história.

DSC_0389_FotorDSC_0374_FotorDSC_0380_FotorDSC_0381_FotorDSC_0385_FotorDSC_0384_Fotor

Daqui, seguimos para Cangas de Onís onde chegámos por volta das 12h00 locais. Localidade esta com uma beleza singular, limpa e com património histórico bem preservado.

Ansiosos por degustar a gastronomia local e por provarmos a bebida dos Asturianos, fomos ao encontro disso. Então, lá comemos uma Fabada Asturiana e bebemos uma Sidra em que podemos observar a técnica de esta ir parar ao copo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posto isto, fomos ao encontro do Santuário da Virgem de Covadonga e dos seus lagos.

O Santuário de Covadonga é um local de culto, procurado por muitas pessoas que vão ao encontro da fé. Local bonito, com uma igreja majestosa, onde figura D. Pelayo (fundador do Reino das Astúrias). Após a visita ao Santuário e à sua envolvente, fomos à procura dos lagos.

Nesta fase, surge o problema de a estrada se encontrar fechada ao trânsito entre o período das 07h00 e as 21h00. Ou seja, na estrada apenas circulam autocarros ou veículos com autorizações.

Como estávamos dentro desse período, fomos procurar o camping para pernoitar e agilizar a dormida e os comes e bebes. Ficámos no Camping Covadonga.

Por volta das 21h nesse dia arrancámos em direção aos Lagos de Covadonga (Enol e Ercina). Já chegámos ao anoitecer e ainda por cima com o nevoeiro extremamente cerrado. Ficámos tristes com o sucedido, mas não haveria outra hipótese, pois o dia seguinte seria para visitar Arena de Cabrales e afins.

 

 

Conforme planeado, seguimos em direção a Arena de Cabrales para de seguida visitar o Funicular de Bulnes (Poncebos) e depois fazermos o trilho de Sotres a Espinama, chegando de seguida a Fuente Dé. Digamos que fora o dia mais produtivo ;).

Funicular de Bulnes merece a visita, quer pela aldeia, que se encontra 100% direccionada ao turismo (com diversos restaurantes e snacks), que desta forma permanece preservada, quer pela viagem no Vagão com uma subida de 2227 metros, com uma inclinação de 18,19% e uma velocidade de 6m/s. Ou seja, demoramos cerca de 7 minutos para subir e outros tantos para descer.

Para quem goste de caminhadas, tem muito por onde se entreter, pois existe uma grande variedade de percursos lá em cima. Para nós, tornou-se inviável realizá-los devido à nossa mais pequena ficar cansada rapidamente.

O único senão é mesmo o preço dos bilhetes. De resto, é subir e aproveitar as vistas inclusive o “Picu Urriellu”.

 

Após a visita ao Funicular de Bulnes, seguimos em direção a Sotres para a apanharmos o trilho que permitia chegar a Espinama. Trilho este caracterizado pela existência de muita pedra e com muitos animais pelo meio da pista ( vacas sobretudo). Trilho com paisagens bonitas, como é habitual em todo os Picos da Europa. Cruzámo-nos com diversos caminhantes e com diversos jipes de empresas turísticas. É de salientar que por enquanto este deve ser o único trilho que podemos fazer sem pagar nos Picos.

 

Chegados a Espinama fomos ver o Fuente, situado na Cordilheira Cantábrica, na comarca de Liébana, em pleno coração dos Picos de Europa. Aqui apanhámos o Teleférico para o Refúgio de Verónica e o seu miradouro.

Sofremos uma grande descida de temperatura, pois tínhamos acabado de subir 750m. Uma vez mais, ao chegarmos fomos presenteados com um nevoeiro extremamente cerrado! O que eu praguejei…..

Mas como não há bela sem senão, por breves momentos tivemos uma aberta que permitiu desfrutar da paisagem e da calmaria que se fazia sentir lá em cima.

Tivemos a oportunidade ainda de visitar o museu, sobre a construção do teleférico, o qual ilustra as diversas dificuldades da sua construção.

Um dia voltaremos, para apreciar o que ficou por explorar.

 

Bem, estava na hora de irmos para Potes e procurar lugar para pernoitarmos. Seguimos a dica do Ricardo Santos e ficámos no parque de campismo La Isla – Picos da Europa. Parque simpático, com piscina e com um ambiente muito agradável.

Foi um excelente dia este, quer pelos locais visitados, quer pelas paisagens e quer pelo contato de com a natureza.

Na manhã seguinte aproveitámos para recuperar energias, pois viajar também cansa!

Assim desfrutamos da piscina durante a manhã e do rio Deva, bem como da excelente esplanada existente junto do rio.

Após o almoço fomos visitar Cain. Aqui começa a rota de Cares  e como o nome indica temos sempre como companhia o Rio Cares. Talvez o local mais fácil de começar esta rota devido ao seu traçado geográfico. Mas os experientes aconselham fazê-la do lado de Poncebos (junto do Funicular de Bulnes). Desta vez não me conti e fui fazer um pouco da Rota de Cares sozinho, pois as minhas “Marias” estavam a sofrer com o frio que se fazia sentir.

O trajeto para Cain é muito bonito, com estradas estreitas e com uma paisagem belissíma.

 

O dia 27-07-2018 seria o último por terras dos nossos hermanos. Durante a manhã aproveitámos para explorar Potes e comprar umas lembranças. Potes é uma cidade bonita, cheia de história e com uma vida mexida, localizada na confluência de quatro vales, perto de onde o rio Quiviesa que flui no rio Deva , este último nascido em altitudes do Picos de Europa . Como o resto da região de Liébana, Potes goza de um microclima que permite o cultivo da vinha , noz e álamo.

Durante o regresso ainda tivemos tempo para parar no miradouro Piedrasluengas e fazermos a despedida dos Picos da Europa e do Vale Liébana.

 

 

Adorámos esta viagem, pois era uma viagem ambicionada já há algum tempo. Fizemos um total de 2240 Km, nos quais residem imensas recordações e que partilhámos convosco.

Vídeo: Aqui

Track: Covadonga a Potes (inclui o trilho de Sotres a Espinama)

Anúncios

4 pensamentos sobre “Picos da Europa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s